Pular para o conteúdo principal

Translate this Page

Iran e Iraque renovam alianças pela possível estabilização do mundo Árabe.

Quem se lembra da guerra entre Iran e Iraque? O embate que se iniciou em 1980 perdurou até 1988 deixando cerca de 1.5 milhões de mortos. Histórias de explosões com bomba, ataques suicidas e outras barbáries era diárias. Uma das grandes e trágicas lembranças desta guerra foi o uso de massivas armas químicas por parte do Iraque que na intenção de atingir o Iran lançou sobre seu próprio povo, a tribo dos Curdos.


Imagem cortesia de:  Kurdistan KURD كوردستان كردستان ا
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 11 de Julho de 2011 - 19h17min.
Atualização: 20h35min.

Apoiado pela Síria, Líbia e recebendo apoio logístico da China e da Coréia do Norte, tendo a "URSS" hoje Rússia como principal fornecedor de armas, o Iran tomou várias regiões petrolíferas entre 1984 e 1986. Em 1987 os EUA tentaram interromper os ataques do Iran aos petroleiros Kuwaitianos e em 1988 a ONU conseguir impor com sucesso um cessar-fogo.

Foto cortesia de: Steve Rhodes
O acordo de paz assinado entre Iran e Iraque exigia a retirada das tropas e a devolução de prisioneiros de guerra entre os países. Entre 1986 e 2003 este processo esteve em andamento, até a invasão americana neste mesmo ano.

De lá pra cá os países se mantiveram afastados e não mantinham relações comerciais, ao menos oficialmente.

Renovação de laços

No dia 7 de Julho, Teerã e Iraque assinaram novo acordo que permitirá o retorno das relações de cooperação entre os países. Isto inclui trocas nas áreas de cultura, tecnologia, ciência, comunicação, saúde e tarifas - destacou o site "Dawn".

Um dos destaques da cerimônia foi o discurso do primeiro vice-presidente iraniano Mohammad Reza Harimi que declarou ao Premier Iraquiano Nuri Al-Malik:

"Eu gostaria de anunciar a todos os iraquianos que nos esquecemos de toda a dor do passado."
Foto cortesia de: "Brett Tatman"
Cinco dias depois EUA acusa o Iran de fornecer armas para os Xiitas no Iraque em campanha anti-americana. Segundo a Reuters o secretário americano de defesa Leon Panetta disse nesta segunda que os Estados Unidos estarão tomando medidas unilaterais quando se fizer necessário, caso suas tropas no Iraque estejam em perigo, denunciando o Iran pelo fornecimento de armas para grupos xiitas em ações anti-americanas.

A retirada das tropas americanas tem sido mais difícil agora. Nos últimos dias vários soldados americanos foram mortos no Iraque, que segundo a Reuters as tropas estão sob crescente fogo cerrado.

Enquanto a América pressiona o Iraque para perseguir os xiitas que atacam soldados americanos, Iran fornece armas aos xiitas e EUA ameaça tomar decisões sérias para proteger seus mais de 40 mil soldados no país de Saddam Hussein. Entre Junho e Julho dezenas de soldados americanos foram mortos e Washington está irritado...

Em tempo vale destacar que ao passo que as tropas americanas são retiradas do Afeganistão e do Paquistão, a antiga violência provocada por grupos terroristas radicais vem aumentando gradativamente, trazendo até o Al-Qaeda das cavernas para o mundo exterior.

Hoje ainda o Iran fez séria ameaças de atacar o movimento separatista dos curdos no Curdistão em solo Iraquiano.

A renovação de aliança entre Iran e Iraque poderá fortalecer o mundo árabe para uma série de campanhas militares anti-americanas? Haverá realmente estabilidade no mundo árabe? Haverá paz no mundo?

Referência:

http://www.infoplease.com/ce6/history/A0825449.html
http://www.reuters.com/article/2011/07/11/us-iraq-usa-panetta-idUSTRE7691P520110711

Postagens mais visitadas deste blog

A nova vida do Advogado Ércio Quaresma ex-defensor do Bruno Goleiro.

Ele subiu ao topo. Tornou-se um dos defensores mais admirados no cenário jurídico. Por um contrato milionário, foi defensor do Bruno, Goleiro do Flamengo, no caso do assassinato de sua namorada Elisa Samúdio, até que foi pego se drogando em uma cracolândia na região metropolitana de Belo Horizonte.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 25 de Novembro de 2011 - 07h26min.
O Dr. Ércio Quaresma foi professor de Direito na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Durante mais de 20 anos de carreira, cometeu deslizes não muito comuns, em se tratando de pessoas do seu nível e de sua formação; Por outro lado foi realizou defesas espantosas, dignas de meste. Se especializou na defesa de acusados de crimes hediondos por assassinato em 1º Grau obtendo bons resultados quase sempre. Isto porque em alguns casos o criminoso era indefensável, digno de toda culpabilidade e nada mais lhe restaria a não ser a pena máxima.

Mesmo assim sua experiência na defesa de criminosos praticamente condenados foi ex…

Tecnologia: Conheça "Psiphon" cryptograma que fura bloqueios de acessos à internet contra ditaduras.

O Psiphon é o programa de código aberto desenvolvido para ser distribuído livremente para permitir que países, cujos governos censuram o uso da internet e monitoram ligações feitas com o Skype não consigam detectar a conexão.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 23 de Novembro de 2011 - 07h54min.

Tudo começou quando o Jornalista Ivan Watson da CNN recebeu uma ligação de um jovem ativista sírio de pseudo Musaab al Hussaini via Skype. Além de denunciar a situação no seu país em tempo real, ele descreveu o grau de libertação que o anti-tracker Psiphon lhe proporcionou:



A empresa
A Psiphon Inc. é uma empresa de software que decidiu investir num sistema que pudesse ser adaptado a diferentes situações no mundo. Ele pode ser adaptado de acordo com cada tecnologia de bloqueio e de vigilância utilizado pelos governos, regimes, ditaduras e reinos  no mundo, bastando que desenvolvedores estejam inclinados a utilizar seu código fonte como base da programação.
"Nós da Psiphon acreditamos que a Inter…

Last Day On Earth - Top dicas pra você sobreviver neste mundo caótico

O Rio de Janeiro está sitiado e precisa de um milagre político - O Observador do Mundo

Pior que cair num precipício sem ter percebido o perigo antes, é andar na direção dele sabendo que não tem opção - Continue lendo

Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 07 de Julho de 2016

A cidade do Rio de Janeiro está em total desespero. Por todas as redes sociais estão visíveis as manifestações de angústia, sentimento de opressão, pressão psicológica e amargura de saber que nossa cidade poderá continuar debaixo do jugo das máfias e milícias, crime organizado e seitas religiosas cujas atividades já cansaram de estarrecer o país.

O pior de tudo é que todo este pesadelo virá sobre a cidade por voto popular, isto porque a atual política não oferece um candidato acima de qualquer suspeita. Todos são suspeitos de trabalhar em função dos grupos que representam e potencialmente explorarão todos os recursos da cidade em detrimento de interesses particulares. Um vício político que se enraizou na antiga "Cidade Maravilhosa" até que se tornou num "Curral Ele…

Aliaa Magda ElMahdy nua é desejada, perseguida, processada, linchada e morta. Um símbolo?

Ela nem se considerava bonita, muito menos sexy. Decidiu se expor como forma de denunciar de modo marcante, o abuso sexual que as mulheres egípcias sofrem, espancamentos e indiscriminação, mas no campo da religião, Aliaa Magda é tida como um monstro.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 03 de Dezembro de 2011 - 06h50min.
 De adolescente a mulher. De ativista a símbolo sexual. Sua decisão de mostrar sua foto numa numa página de blog chocou o Egito, a comunidade islâmica e o mundo árabe. Adquiriu admiração de muitas mulheres que nunca tiveram coragem para fazer o mesmo, embora tivessem desejo. Seu blog atualmente registra mais de 4.400.000 visitantes embora a impacto inicial tenha passado, sua nudez lhe rendeu muita popularidade e muitos problemas. Aliaa saiu do "Blogger" para as ruas:


Nas ruas foi odiada. Foi linchada, ficando bastante machucada. Mais tarde os linchadores descobriram que haviam espancado a moça errada. Não era Aliaa. O ódio da comunidade islâmica lhe rendeu ameaç…

Protótipo da nova Urna Eletrônica acaba de ser apresentado e parece sabe com o quê?

Acaba de apresentar o "protótipo da nova urna eletrônica" aos ministros do TSE. Confira à seguir:



Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio de Janeiro, 04/05/2017

O Brasil pediu o fim da corrupção, o governo deu proteção aos corruptos. O Brasil pediu o fim da criminalidade, o governo deu imensa quantidade de leis com brechas que protegem criminosos. O Brasil pediu o fim da Imunidade Parlamentar e o governo respondeu com a Lei de abuso de Autoridade que cria brechas para criminalizar juízes e promotores do Ministério Público Federal e aumenta o poder dos advogados criminalistas na defesa de seus clientes.

O Brasil pediu o fim do voto obrigatório, o governo respondeu com um suposto "novo modelo de urna", só que desta vez mais bonitinho!

Protótipo da nova urna é apresentado aos ministros do TSE. Modelo traz melhorias no design.
Mais informações em instantes no portal do TSE. pic.twitter.com/wnVS0iOfUD — TSE (@TSEjusbr) 4 de maio de 2017


A "nova" urna e…