quarta-feira, julho 20, 2011

Índia: Encontrada reserva natural de Urânio que pode ser a maior do mundo.

Casamento nuclear


Índia descobre uma gigantesca reserva de Urânio em seu território, que segundo especula-se pode ser a maior reserva natural já encontrada no planeta.

Foto cortesia: "Satrajit Basu
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 20 de Julho de 2011 - 08h38min.

O ministério da Energia indiano comemorou a descoberta que chegou em um momento em que a Índia precisa de novas fontes de energia para alimentar o constante crescimento do país.

Gráfico das atividades nucleares na Índia até hoje - Fonte: "world-nuclear"
O ministro Srikumar Banerjee disse que resultado das pesquisas realizadas em 4 anos indicam a existência de pelo menos 150.000 toneladas de Urânio no depósito. Ele garantiu que 49.000 toneladas são confirmadas e que se as suspeitas da existência de 3 vezes mais forem confirmadas, será definitivamente o maior depósito natural de Urânio puro do planeta!

De acordo com "Aleqt", as primeiras perfurações devem começar antes do final de 2011.

Há ainda a especulação sobre a qualidade do Urânio, que até agora não foi encontrado na Índia um depósito com a qualidade comparada com o Urânio australiano, exemplificou o minstério de Energia Atômica à "AFP", citado pela "Aleqt".

Fukushima - Cortesia: "derek visser"
Divórcio nuclear

O Japão ainda tenta juntar os caquinhos do que sobrou da costa noroeste do país desde o dia 11 de Março, quando um terrível Terremoto de 9.0 de grandeza gerou um tsunami de mais de 6 metros de altura que além de mais de 10.000 corpos resgatados, deixou 29.000 desaparecidos e ainda cerca de 80.000 vivem em abrigos públicos até hoje... Ainda luta pra administrar o acidente nuclear causado pelo incidente na Usina de Fukushima.

No fim de semana foi detectado 86 vacas contaminadas com césio radioativo. A luta para controlar a radiação tem sido sobre-humana. Em consequência dos estragos deste acidente nuclear que ultrapassou em estragos, o histórico incidente de Chernobyl, o Alemanha decidiu encerrar suas pesquisas nucleares. Suas 18 usinas vêm sendo desmontadas desde 2008. O incidente do Japão fez o processo ser acelerado.

De acordo com as pesquisas as usinas nucleares geram apenas 30% da energia necessária para o Japão, sendo que os 70% restante são  retirados das usinas tradicionais. Num país onde há 18  usinas nucleares instaladas, sem contar com Fukushima que está sendo desmontada.


Cortesia: "Tony"

Nos EUA, ativistas denunciam as péssimas condições de segurança das 23 usinas nucleares americanas. De acordo com ativistas, o país não está preparado para um acidente como o do japão...

Quem está?

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: