segunda-feira, julho 11, 2011

Bangladesh: "Submissão a Deus em reconhecimento" da Constituição causa confrontos e 27 prisões.

Enquanto que a população da Síria e do Marrocos lutam para a desmistificação e democratização da constituição e da gestão pública federal, em Bangladesh é o governo que tem buscado fazer a separação entre a política e a religião. Para isto textos religiosos inseridos na antiga constituição têm sido removidos por meio de reformas e decretos.


Oposition clashes - Foto cortesia: yourbdnews


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 11 de Julho de 2011 - 10h06min.

A frase "Submissão a Deus em reconhecimento" da Constituição foi removida da nova versão da lei, o que causou um grande rebuliço no país. Partidos Islâmicos de oposição convocaram uma greve geral que chega ao seu segundo dia seguido por muitos confrontos e prisões. Trânsito ficou bastante bagunçado no fim de semana.

A polícia utilizou ontem balas de borracha e gás lacrimogênio para conter os nada pacíficos protestos. Homens armados de paus e pedras partiram para um confronto com a polícia de choque. Ontem 27 pessoas foram presas na região industrial de Daca e enfrentam processos.

De acordo com o site "Aleqt" cerca de 13 mil policiais foram às ruas para controlar a revolta em Dhaka. Já em Chittagong 1500 policiais participaram da operação de contenção dos distúrbios.

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: