domingo, julho 17, 2011

17 Julho: Dia Internacional da Justiça Criminal e Penal

A justiça faz aniversário hoje. As comemorações estão por conta dos importantes relatórios internacionais que contam a maravilhosa evolução da justiça nos dias contemporâneos. Criminosos poderosos e de colarinhos brancos agora estão caindo na malha fina da justiça como nunca antes! Desde presidentes da república, passando por sheiks, diplomatas, monarcas, espiões, generais, ministros até chegar nas poderosas multinacionais que antes comportavam-se como se  tivessem comprado o planeta em algum leilão.



Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 17 de Julho de 2011 - 17h29min.

Estamos acompanhando as mudanças do mundo e a crescente necessidade da manutenção dos direitos humanos e da igualdade dos direitos internacionais e civis em todo o planeta.

Parabenizamos ao ICC, ao TPI à ONU e à Anistia Internacional que muito têm contribuído para que pessoas simples e humildes que jamais teriam sido respeitadas e protegidas, quando antes seriam  apenas esmagadas pelas grandes corporações multinacionais.



Em fim, desejamos que a justiça internacional se mantenha respeitada, imparcial, lisa e distante de qualquer espécie de domínio ou interesse financeiro e político que não seja o cumprimento das leis em vigor e já formalizadas pela comunidade internacional.

Mas ainda há muito o que se fazer. O ditador Muammar Kadafi recebeu formalmente mandado de prisão por crimes contra a humanidade emitido pelo Tribunal Penal Internacional e este enviou uma nota dizendo que não reconhece a autoridade do tribunal.

O autocrata Bashar Al-Assad, presidente da Síria ainda se mantém  autoconfiante de que a justiça internacional não o tocará, enquanto finge que não ouve as advertências, dedica-se a prender aleatóriamente a centenas de manifestantes matar dezenas deles, por saírem às ruas exigindo o fim da ditadura e da corrupção do regime da família Assad.

Bilhões de prisioneiros políticos e de consciência em todo o planeta ainda aguardam a intervenção da justiça, sem contar que muitos sofrem torturas e toda espécie de privações.

A acusação de George W. Bush pelos crimes de tortura são recebidos com desdém por muitos em todo o mundo. Para os que zombam do relatório enviado pela ONU para o Tribunal Penal Internacional, o assunto de Bush será encerrado após algum rápido e milionário acordo entre autoridades e governos...
"Treze anos atrás, a comunidade internacional se reuniu em uma conferência histórica em Roma para aprovar o Estatuto de Roma do TPI. Estados e a sociedade civil de todos os continentes uniram forças para acabar com a impunidade para os crimes mais graves que a humanidade conhece. Em 2002, o TPI abriu as suas portas em Haia, Holanda." - Disse o Juiz Sang-Hyun Song presidente do ICC-CPI em uma mensagem de comemoração pelo aniversário do tribunal.


Esperamos que a justiça tenha sucesso em suplantar o poder bélico dos presidentes e dos governos que planejam desafiar as leis em função do enriquecimento pessoal e ilícito, abuso de poder e de autoridade.

Assim como as populações dos países árabes, da china, da américa do sul e do continente africano como um todo, a necessidade de libertação da tirania e de socorro da justiça tem se mostrado a unica esperança para mais da metade da população do mundo.

Tem que haver dignidade dentro da humanidade, em algum lugar por trás do capitalismo, lá no fundo a sociedade vai encontrar uma saída para que a justiça e a igualdade de direitos sejam em fim valorizadas e respeitadas neste mundo.

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: