segunda-feira, junho 27, 2011

LÍBIA: Tribunal Penal Internacional emite ordem de prisão para Kadafi - Saulo Valley

Muammar Kadafi, seu filho Saif Al-Slam e Abdullah Sanusi (Chefe da Inteligência no regime Kadafi) receberam mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional nesta Segunda (27/06) por crimes contra a humanidade. A iniciativa tem por objetivo impedir, em caráter de urgência, que novos massacres sejam cometidos contra civis.



powered by Fotopedia

Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 27 de Junho de 2011 - 14h23min.


Segundo a "BBC" Enquanto Kadafi é interpretado como o mentor e mandatário direto dos ataques contra os manifestantes, Saif Al-Slam sem qualquer cargo público tornou-se a principal personalidade do regime, aparecendo muitas vezes na TV para fazer pronunciamentos em nome do regime de seu pai e inclusive ameaças de esmagar a revolução popular.


Enquanto isto a "Reutes Arabic" avisa que a emissão do mandado não significa que Kadafi vá ser preso, um vez que o Tribunal não tem qualquer meio de fazer cumprir as punições por força militar ou pressão política. Mas é claro que no seu tempo, Kadafi responderá por todos os crimes e mandados listados e emitidos.


Segundo a Reuters citou ainda que a oposição disse que "com a decisão do tribunal elimina qualquer possibilidade de negociar com Gaddafi."

Enquanto isto a BBC disse por meio de um correspondente no país, que os rebeldes comemoraram a decisão com tiros ao ar, o que provocou um aumento da auto-confiança do grupo para avançar mais 10 km na direção de Trípoly, mas segundo a fonte, o governo da Líbia já avisou que "não reconhece o mandato e não estão preocupados com a ameça de um mandato".

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: