quinta-feira, maio 05, 2011

Washington DC: Príncipe Charles discursa sobre a escassez de alimentos - A nova crise mundial

Ontem o Príncipe Charles, pai do príncipe Willian, que protagonizou um dos mais pomposos casamentos da história contemporânea no dia 29 de Abril, fez um discurso na Universidade de Georgetown em Washington DC.

Fonte: zimbio
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 05 de Maio de 2011 - 06h55min.

O tema do discurso, não poderia ser diferente. A crise na produção de alimentos no planeta.

 Ele demonstrou extrema preocupação com a queda acentuada e constante na produção dos alimentos e demonstrou-se muito preocupado com o futuro de seus filhos e netos, para servir de exemplo sobre a gravidade da atual situação.

Em campanha para alertar o mundo há 30 anos, o Príncipe Charles foi enfático em comprovar sua dedicação:

"Um ou dois de vocês podem ter notado que nos últimos 30 anos eu fui adentrando em território extremamente perigoso, falando sobre o futuro dos alimentos. Eu tenho todas as cicatrizes para provar isso ...!"
Fonte: style.greenvana
Ele chamou a atenção dos presentes para o futuro do planeta procurando atrair o foco para o "Desenvolvimento Sustentável", "como algo que vai manter continuamente. E a necessidade de manter as coisas funcionando para as gerações futuras" - alertou.

Chamando a responsabilidade para si mesmo, como exemplo a ser seguido pelo mundo, ele demonstrou-se ameaçado diante de futuros questionamentos por força do que poderia ter sido feito e não obteve a resposta necessária:

"Não tenho a intenção de ser confrontado com os meus netos, exigindo saber por que na Terra, não fez algo sobre os muitos problemas que existiam, quando nós sabíamos o que estava acontecendo de errado."

Para demonstrar a profundidade do problema em si, o Príncipe Charles descreveu:

"Este é o desafio que enfrentamos. Temos que manter uma oferta de alimentos saudáveis ​​a preços acessíveis, quando há uma crescente pressão em quase todos os elementos que afetam o processo."

Fonte: treehugger
A preocupação com o meio-ambiente destacada na questão da produção de alimentos:

"Os solos estão sendo exauridos, a demanda por água está crescendo cada vez mais voraz e todo o sistema está à mercê de um preço cada vez mais flutuantes de petróleo."

De forma direta e incisiva, o Príncipe de Gales deixou uma mensagem forte para despertar o mundo sobre a atual realidade e as formas diretas de combater o problema que tende a crescer de forma alarmante e fatal:

"Lembre-se que quando falamos sobre a agricultura e a produção de alimentos, estamos falando de um sistema complexo e inter-relacionados e simplesmente não é possível destacar apenas um objetivo, como maximizar a produção, sem também assegurar que o sistema que oferece os maiores rendimentos reúne outras necessidades... Estas devem incluir a manutenção da saúde pública, a defesa do emprego rural, a proteção do meio ambiente e contribuindo para a qualidade de vida global." 

O discurso na íntegra está disponível na página oficial do Príncipe Charles. Lembrando que esta página é mantém todos os discursos do Príncipe Charles integralmente disponíveis para consulta e pesquisas.

Boa leitura e tomemos estas máximas para que nosso futuro não seja perdido.

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: