segunda-feira, maio 30, 2011

Líbia: OTAN garante que forças de Kadafi estão no fim.

Fonte: "mbd.scout"
A OTAN anunciou que as forças de ataque contra civis estão chegando ao fim. O Secretário Geral do Atlântico Norte Anders Fogh Rasmussen disse que a forças da OTAN realizaram importantes missões de ataque contra a resistência da Líbia, o que tem causado estragos significativos as suas forças ofensivas.


Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 30 de Maio de 2011 - 15h02min Atualização; 15h34min.

De acordo com a Aljazeera Árabe, o regime de Kadafi está mesmo no fim. Ela citou há pouco que o presidente da África do Sul Jacob Zuma dirigiu-se até Trípoli para negociar a saída do Coronel Muammar Kadafi. A fonte informou que está sendo negociada a estratégia de saída de Kadafi da Líbia.



Fonte: AFP
Enquanto isto o alto comissário para os Direitos Humanos da ONU Navi Pillay, condenou nesta segunda-feira, o uso de força brutal ou letal contra manifestantes pacíficos na Líbia e na Síria. Ele alertou, segundo a AFP, que:

"O uso excessivo da força ou a força mortal contra manifestantes pacíficos não só viola os direitos básicos, incluindo o direito à vida, mas também contribuem para as tensões que alimentam e aceleram o risco de disseminação da cultura da violência".
Pillay fez mais uma vez o pedido a Damasco que libere o acesso de uma missão internacional de investigação, para que levante a possibilidade de uso excessivo de força e abuso contra direitos humanos no país. 
De acordo com a AFP, o embaixador francês Jean-Baptiste Mattei, expressou "grande preocupação" sentida por Paris "sobre a falta de cooperação das autoridades sírias.

15h46min Breaking News - Há pouco mais de 30 minutos foi informado pela Agência de Notícias "SNN" que forças de segurança atacaram um caminhão que transportava alimentos e remédios para ajudar população em Homs. Na última vez que um ataque deste tipo foi relatado, os voluntários haviam sido bárbaramente destruídos pelo pesado fogo das armas do exército.

Atualização: 16h54 A CNN Arabic acabou de informar que a 8 generais líbios foram recebidos na Itália hoje. A informação veio por um funcionário do Ministério das relações exteriores da Itália.


Segundo a CNN eles fugiram pela fronteira da Líbia com a Tunísia. Na atravessia eles tiveram a cobertura de mais de 100 soldados que cruzaram os limites do país com eles. A Inteligência Italiana deu cobertura para a operação.

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: